Vamos falar sobre {propósito}
Foi um longo caminho até aqui
Pra quem me conheceu há pouco tempo talvez não saiba que meu trabalho com design iniciou lá em 2012, quando eu escrevia em um blog pessoal, e gostava muito de ficar editando o layout, criando imagens de divulgação, campanhas, convites, e muito mais. Era um design completamente amador, mas começaram a aparecer algumas blogueiras dispostas a me contratar, e foi assim que eu comecei.
Minha formação era na área de computação, e minha visão de design era apenas o meu bom gosto e estilo, além do repertório de pesquisa e treinamento autodidata. Mas eu me esforcei muito pra aprender cada vez mais, e por alguns anos fui seguindo nessa atividade. Chegou então o momento que eu percebi que precisava de uma formação. Já tinha atendido dezenas de clientes, passei muitos perrengues, então comecei a investir em cursos para ampliar meus conhecimentos.
Não posso dizer que foi um caminho fácil, muitas vezes pensei em desistir, mesmo amando trabalhar com design, nem tudo são flores. Passei por fases da vida em que um intervalo foi necessário, e muitas vezes pensei que não era competente ou que não tinha consistência no meu trabalho. {Momento desabafo total} Hoje vejo que é normal quando a empresa é você, ter esses altos e baixos, afinal somos humanos, em constante evolução, em um mundo repleto de informação e desafios pessoais.
O último intervalo que eu dei nos meus trabalhos foi pra fazer a tão sonhada Graduação em Design, isso mesmo. Resolvi encarar um novo ENEM e entrar numa universidade federal para começar um curso do zero. Eu poderia ter feito uma pós graduação, uma especialização, mas eu escolhi começar do início. Eu queria limpar a minha mente e começar a estudar design do começo. E foi uma das melhores experiências da minha vida.
Tudo que eu achava que sabia sobre design foi desconstruído nesse processo, e hoje eu consigo somar todas as minhas experiências de anos trabalho com design, a uma visão de iniciante empolgada e cheia de sonhos.
A única coisa que não mudou durante todo esse tempo, foi o meu objetivo com o Design.
Descobrindo o meu propósito
Desde que eu comecei eu sempre tive claro na minha mente, que a minha missão com o design era ajudar. Mesmo que eu receba por isso, afinal de contas não vivemos de sonhos, o objetivo de qualquer trabalho que eu aceite é ajudar. Mas ajudar quem a que? Ajudar outras pessoas como eu, que tem um talento e quer colocar em prática, a mostrar esse talento para o mundo. Simples assim! Estamos sempre empreendendo, querendo fazer algo, acho que é normal do ser humano. Mas muitas vezes precisamos de um empurrãozinho, aquela pessoa que vai acreditar que somos capazes, que vai querer traduzir nossas ideias para apresentá-las ao mundo. E eu sempre quis ser essa pessoa.
Especialmente nessa era de internet e de gente superconectada, como transmitir nossos talentos, ideias, sonhos, planos, metas, em informação para a internet. É aí que entra o meu conhecimento de design e a minha vontade de ajudar, de ver crescer esse sonho de empreender nas pessoas. Esse é o meu momento! E foi pensando nisso que hoje, voltando mais uma vez ao meu trabalho como Designer {e agora sim com formação, experiência e tudo que tem direito} que decidi definir o meu propósito.
Sinto que é importante deixar claro qual a minha missão. Qual o meu propósito!
Ao longo desses anos já atendi todos os tipos de pessoas, mas a minha visão delicada e feminina do design sempre me trouxe muito mais clientes mulheres. Sinto que temos uma conexão, seja ancestral ou de visão, eu sinto que entendo as dores das minhas clientes mulheres muito mais claramente, porque essas são as minhas dores também. Sinto que o meu propósito hoje é elevar essas mulheres que querem empreender, que tem um talento ou que estão aprendendo algo novo e querem mostrar ao mundo.
Agora quero que todos saibam
Pensei muito sobre isso {dá pra notar pelo tamanho do textão} e sei que meu propósito sempre foi esse, mas sinto hoje a vontade de deixar claro pra todos que passarem por aqui, todos que me conhecem, que eu tenho um propósito muito bem definido. Eu amo o Design, eu amo ser Designer, e eu quero muito seguir essa missão. Eu quero ajudar mulheres, exclusivamente mulheres. O mundo precisa de Mulheres Empreendedoras, o mundo precisa de nós!
Mudei então algumas frases das minhas redes sociais e do site pra deixar isso bem claro.
A partir de hoje meu propósito e a minha missão é declaradamente trazer Soluções em Design para Mulheres, Empreendedoras Criativas, que assim como eu, sentem o desejo de mostrar ao mundo o seu talento, de fazer a diferença com suas próprias mãos, de compartilhar suas ideias, ensinar, aprender e evoluir, e assim crescermos juntas.
Juntas podemos ir muito além do que pensamos, somos seres incríveis e cheios de esperança, sonhos, sabemos superar muitos obstáculos pra chegar onde queremos, e sabemos da nossa força. Eu quero ver pelos olhos das minhas clientes e materializar seus sonhos em arte digital, para que o mundo possa ver o que estou vendo da forma mais bonita.
…
Se você leu até aqui saiba que estou muito feliz de compartilhar com você um pouco da minha história. Espero que de alguma você se sinta inspirada. Obrigada pela visita!
Cali ♥
Viviane S Oliveira
16 de junho de 2020 at 11:33Cali, que lindeza de texto! E que alegria ter encontrado seu propósito e missão, alinhando a sua atividade profissional. Isso é sucesso! Seu trabalho é lindo. Beijo Vivi